Histórico FSC

O FSC foi criado em 1993, como resposta às preocupações sobre o desmatamento global e o destino das florestas mundiais. Já naquela época, os desmatamentos na Amazônia e em outras florestas tropicais atraíam a atenção da mídia internacional.

O conceito da certificação surgiu então como uma forma de controle das práticas produtivas florestais, por meio da valorização, no mercado, dos produtos originados de manejo responsável das florestas. Um grupo formado por empresas e organizações sociais e ambientais do mundo todo iniciou as negociações para a criação de uma entidade independente que estabelecesse princípios universais para garantir o bom manejo florestal.

Desde então, o FSC se tornou o sistema de certificação florestal de maior credibilidade internacional e o único que incorpora de forma igualitária os interesses de grupos sociais, ambientais e econômicos.

No Brasil, desde 1996, um grupo de trabalho começou a articular as decisões em torno do FSC, iniciativa esta que se formalizou em 2001 com o Conselho Brasileiro de Manejo Florestal - FSC Brasil.

Qual a missão do FSC?

A missão do Conselho Brasileiro de Manejo Florestal é difundir e facilitar o bom manejo das florestas brasileiras conforme Princípios e Critérios que conciliam as salvaguardas ecológicas com os benefícios sociais e a viabilidade econômica.

Ambientamente Adequado

Protegendo e mantendo comunidades naturais e florestas de alto valor de conservação.

Socialmente Benéfico

Respeitando os direitos dos trabalhadores, comunidades e povos indígenas.

Economicamente Viável

Construindo mercados, agregando maior valor e criando acesso equitativo aos benefícios.

Top